Empresa

Quem somos?
   A FocoEnsina®  é uma empresa especializada em NeuroEducação que busca despertar o potencial cognitivo de um jeito individualizado e com soluções baseadas em evidências científicas.  
  Para isso, desenvolvemos as melhores rotas para ajudar na superação dos desafios de quem quer aprender mais, independente da idade ou necessidade. 
 Oferecemos Cursos de Capacitação Profissional, Materiais Exclusivos, Atendimento Clínico NeuroPsicopedagógico; Supervisão para Profissionais da Área e ainda Palestras e Formação Continuada. 

NOSSA MISSÃO

    Movidos pela ética profissional e tendo por princípio institucional o resultado concreto das intervenções realizadas, nossa missão é oportunizar avanços na vida escolar e profissional, estimulando as máximas potencialidades humanas.


QUEM FAZ?

"Acreditamos que todas as pessoas podem aprender!"
Maria Carolina Lolli  
A professora Maria Carolina Lolli, responsável pela Foco, atende às necessidades do público com base em sua experiência, formação acadêmica e atuação profissional nas áreas da Saúde e também da Educação. 
"Entendendo melhor alguns pontos importantes sobre o funcionamento do organismo humano, o uso de medicamentos, as doenças e  as particularidades do sistema nervoso central, é possível estabelecer relações concretas com a aprendizagem e assim, avaliando de um jeito mais preciso e intervervindo diretamente onde é necessário. Assim, aliando avaliação e intervenção com conhecimento científico, protocolos e recursos atuais, somos capazes de auxiliar na superação de possíveis dificuldades da aprendizagem ou fatores que interferem na evolução do processo de aprender", diz Maria Carolina.  
Os nossos resultados são reconhecidos e premiados nacionalmente. Isso é fruto de um trabalho transparente baseado no rigor  científico e não no "eu acho".  Na FocoEnsina®, utilizamos testes e instrumentos de avaliação atuais, reconhecidos e validados internacionalmente, permitindo a identificação precisa do que interfere no processo da aprendizagem, além de nos guiar para uma intervenção mais segura com resultados concretos em um curto período de tempo. Para as intervenções, investimos em recursos Pedagógicos e Psicopedagógicos modernos e variados que possibilitam a superação das barreiras cognitivas que impedem a aprendizagem eficiente.
"Acreditamos que todas as pessoas podem aprender", afirma a professora Maria Carolina, e por acreditar no potencial cognitivo de cada um, estamos sempre nos especializando e superando nossas metas.
Assim, a FocoEnsina® é uma empresa que visa fornecer, com excelência, os serviços de Psicopedagogia Clínica e Institucional; Supervisão Psicopedagógica, Educação Especial; Capacitação Profissional Avançada; Consultoria Empresarial, Institucional e muito mais.



FocoEnsina+

Por Maria Carolina 17 de outubro de 2024
É incrível pensar que nosso corpo é composto por inúmeros músculos, controlados pelo cérebro, são responsáveis por todos os movimentos que realizamos, não é?
MUNICÍPIO PARCEIRO FOCOENSINA® É TOP 5 NO BRASIL ENTRE CIDADES ACIMA DE 90.000 HABITANTES!
27 de agosto de 2024
Resultados assim são obtidos graças ao investimento municipal em formação de qualidade do seu corpo docente, contando com inovação metodológica e conteúdo estruturado com base neurocientífica aplicada, proporcionada por uma gestão sensível e de visão estratégica e abraçada por professores comprometidos com a causa. A FocoEnsina traz soluções para melhorar o desempenho de alunos de escolas brasileiras.
Por Maria Carolina 23 de abril de 2024
Estereotipias são comportamentos repetitivos que acontecem no transtorno do espectro autista. Neste Post, explicamos um pouco melhor sobre esse assunto.
Por Maria Carolina 5 de março de 2024
A consciência fonológica é uma habilidade metacognitiva fundamental para o processo de alfabetização.
18 de julho de 2023
A alfabetização deve ser encarada como um processo, logo, para essa construção ser bem-feita, é preciso que suas bases sejam bem estruturadas.
Por Maria Carolina 25 de abril de 2023
Estimulação Psicomotora no Transtorno do Espectro Autista
educação infantil
Por Maria Carolina Lolli 21 de fevereiro de 2022
A consciência fonológica é uma habilidade metacognitiva fundamental para os processos de leitura e de escrita que deve ser estimulada desde muito cedo! Na educação infantil, como as crianças estão em pleno desenvolvimento cognitivo, ferramentas de consciência fonológica podem ser utilizadas para garantir o desenvolvimento integral dos pequenos!
Por Maria Carolina Lolli 3 de fevereiro de 2022
Alfabetizar é uma arte que exige responsabilidade!
Por Maria Carolina 18 de junho de 2021
Os NEURÔNIOS são células que desempenham as funções relacionadas ao sistema nervoso. No cérebro, existem milhões de neurônios. Estudos indicam que nascemos com cerca de 80 milhões. No entanto, conforme crescemos, esse número diminui. Você acredita que aos 80 anos, teremos perdido 30% de nossos neurônios? É verdade! Ao longo da vida, perdemos e regeneramos neurônios constantemente. Neurogênese é o processo de formação, migração e diferenciação de novos neurônios. Este é um conceito que vem sendo debatido há muito tempo, pois cientistas acreditavam ser impossível a neurogênese em adultos. Mas, estudos científicos mostram que neurônios são formados todos os dias em locais específicos do nosso cérebro, ao longo de toda a vida do indivíduo. É importante saber que alguns hábitos podem causar a deterioração neuronal e, portanto, a deterioração cognitiva: beber, fumar, não comer nem dormir bem, ou se manter muito estressado, fazem com que os neurônios se deteriorem mais rapidamente. Você já ouviu a expressão: "deveríamos usar a mente para não atrofiá-la"? Por que devemos manter a mente ativa? As células cerebrais ativas recebem mais quantidade de sangue . As zonas mais ativas do cérebro usam mais energia e, portanto, precisam de mais oxigênio e glicose. Então, estas áreas recebem mais sangue com o propósito de satisfazer a necessidade de neurônios ativos. A medida que você ativa seu cérebro, o sangue flui para as células cerebrais funcionais. Imagens de ressonâncias magnéticas nos auxiliam a entender como o sangue flui no cérebro: Elas mostraram que as células cerebrais dependem muito de oxigênio. Quanto mais usamos o cérebro e o ativamos, mais suprimento de sangue ele recebe. Por outro lado, uma célula cerebral inativa recebe cada vez menos sangue e acaba morrendo. O cérebro precisa de oxigênio, como você já sabe! Sozinho, esse órgão consome 20% da oxigenação fornecida ao corpo todo. O fluxo sanguíneo também é alto no cérebro, podendo chegar a 15% do total. Então, o exercício ajuda a manter as necessidades do cérebro em dia e pode até aumentar o envio de nutrientes para as células desse órgão tão importante. As células cerebrais ativas têm mais conexões com outras células cerebrais. Cada célula cerebral está conectada com outros neurônios e são capazes de propagar rápidos impulsos elétricos. As células cerebrais ativas tendem a produzir dendritos, que são como braços pequenos que se estendem para conectar-se com outras células. Uma única célula pode ter até 30.000 conexões. Como resultado, se converte em parte de uma rede neuronal altamente ativa. Quanto maior seja a rede neuronal da célula, mais possibilidades terá de se ativar e sobreviver. As células cerebrais ativas produzem mais substâncias de "manutenção". O Fator de Crescimento Neuronal (FCN) é uma proteína produzida em nosso organismo. Esta proteína se liga aos neurônios, para torná-los ativos, diferenciados, e reativos. Quantas mais vezes você desafiar e exercitar seu cérebro, mais FCN é produzido. As células cerebrais ativas estimulam a migração das células benéficas do tronco cerebral. Estudos recentes demonstraram que as novas células cerebrais são geradas em uma zona específica do cérebro, chamada hipocampo. Essas células cerebrais podem migrar para as áreas cerebrais nas quais são necessárias. Por exemplo, as células migrariam para uma área determinada depois de uma lesão cerebral. Essas células migratórias são capazes de imitar as ações das células circundantes, permitindo a restauração parcial da área prejudicada. O cérebro é um órgão complexo, não é mesmo? Ele coordena nossas funções motoras, processa emoções, determina comportamentos e reúne a percepção que temos do mundo para formar nossas memórias. Por estar ligado ao corpo todo, a saúde e longevidade desse órgão dependem do nosso estilo de vida. Manter a mente ativa, então, está intimamente relacionado ao estilo de vida que escolhemos ter.
Por Maria Carolina 21 de janeiro de 2020
A leitura é um dos pilares mais importantes da construção do conhecimento e do desenvolvimento infantil. No entanto, o hábito deve acompanhar (e respeitar) o desenvolvimento psíquico e intelectual dos pequenos. Para isso, é importante compreender os estágios que caracterizam o desenvolvimento dos pequenos com a leitura. Até os dois anos, por exemplo, a criança não interage tão ativamente com as palavras. O ponto de interesse está, direcionado às imagens e texturas que os livros oferecem. Entre os dois e três anos, os livros podem apresentar um contexto e se relacionar à rotina da criança. É a hora de fazer a ligação entre as tarefas e hábitos do dia a dia, com o que é contato, como o desfralde ou ainda para ensinar pequenas tarefas. Dos três até os seis anos de vida, a criança já pode encontrar no livro uma forma de lazer. No entanto, as imagens ainda são de grande importância, apesar de que, as histórias passam a carregar sua importância despertando interesse das crianças. Nesta fase também, é importante explorar os momentos em família para ler histórias, para exemplificar e conversar sobre o que contado. Mas, a partir de qual momento os pais podem começar a incentivar esse hábito? A partir de quando se deve incentivar a leitura? Para responder a estas perguntas vamos pensar sobre o seguinte: Pesquisas recentes indicaram que o brasileiro lê, em média, somente 2,43 livros inteiros por ano e que o gosto pela leitura está diretamente relacionado à uma escolaridade mais elevada. Em outras palavras, pessoas que leem mais têm, geralmente, acesso mais amplo ao conhecimento. Ao descrever sobre o incentivo ao hábito da leitura, a figura da mãe é apontada como alicerce para o desenvolvimento do gosto por livros. Podemos afirmar então, que apesar de as crianças aprenderem a ler por volta dos cinco anos de idade, é indicado que o costume seja explorado antes de tal idade para despertar, de fato, o interesse deles. Em outras palavras, a criança pode observar e replicar o comportamento dos pais e cuidadores e, assim, pegar gosto pelos livros. Por isso, é fundamental explorarmos oportunidades lúdicas para incorporar a leitura na rotina da criança e darmos o exemplo. Além disso, quanto mais tarde o hábito de leitura for implementado, menos eficientemente os benefícios serão incorporados. Assim, a verdade é que nunca é cedo demais para incentivar a imaginação das crianças. Os pais podem contar histórias para seus filhos desde o nascimento! É importante gradativamente, aumentar a intensidade das emoções e o tamanho das narrativas que serão contadas. Quando menos esperar, as crianças irão querer ler sempre mais e mais livros inteiros! Mas existem alguns cuidados para que a criança se interesse pela leitura? Claro que sim, acompanhe algumas dicas: • apresente livros que estão de acordo com a faixa etária, com histórias adequadas e que eles vão compreender; • deixe a criança explorar o livro, virar as páginas e viver um momento de descoberta; • não empurre ou force a leitura, porque pode surtir o efeito contrário. Por isso, deixe livros espalhados por lugares estratégicos, para que o interesse surja naturalmente; • ao ler para as crianças, interprete frases e história, dando vida aos personagens ao descrever as imagens que decoram as páginas. Falaremos melhor a seguir sobre cada uma dessas questões. No mais, como a criança pequena está em fase de imitação, é positivo quando os pais também gostam de ler e dedicam um tempo para tal. Assim, esse pode ser um ponto a ser trabalhado em família. Já pensou? Existem algumas dicas que você pode adotar para que a técnica de leitura seja aprimorada. Por isso, tenha em mente que, para a leitura ser mais eficiente, você pode: • optar por histórias que aguçarão a curiosidade da criança, buscando temas de seu interesse e compatíveis à sua realidade; • levar a criança à uma livraria ou biblioteca para que ela possa escolher os livros que considerar mais estimulantes e atraentes; • estar presente no momento da leitura, pois essa interação será preenchida por maior atenção, carinho e melhores lembranças; • ajudar o pequeno a desenvolver uma entonação mais adequada, contribuindo ainda mais para seu desenvolvimento linguístico; • criar um ambiente propício para aumentar a imaginação e melhorar a atmosfera literária, promovendo maior interesse pela leitura. Montar um cantinho aconchegante, com luz um pouco mais baixa e menos estímulos que possam distrair a criança já é um bom começo. Também é possível estimular a leitura a partir de uma abordagem ativa para a evolução do hábito literário. Peça para o pequeno representar em desenhos o que viu ou compreendeu das histórias compartilhadas em livros. É possível também conversar sobre as obras, levantando dúvidas e questões que podem potencializar o interesse por novas histórias. Nessa hora, é fundamental permitir que a criança explore sua mente e sua criatividade. Viu só como criar o hábito de ler é importante para o desenvolvimento das crianças em vários aspectos? Por si só, a leitura aumenta a imaginação, desenvolve a capacidade criativa, promove melhorias na habilidade linguística, trabalha as emoções das crianças e as ajuda a aprimorarem suas habilidades comunicativas. Todos esses benefícios terão um significativo efeito a longo prazo, podendo contribuir para o maior sucesso pessoal e profissional da criança. De modo geral, não são muitos os pais que se dedicam adequadamente a promover a motivação de que os filhos precisam para lerem mais e melhor. Comece a incentivar essa poderosa prática ainda dentro de casa, deixando que os profissionais da educação apenas a aperfeiçoem! Lembre-se de que os pais possuem um papel crucial no desenvolvimento da rotina literária dos filhos. E você, já incentiva esse hábito pra lá de benéfico da leitura em sua casa, com seus filhos?
Share by: