Todos os direitos reservados | FocoEnsina
Consciência Fonológica na Educação Infantil
A primeira infância é uma fase repleta de descobertas... Assim, a educação infantil representa uma etapa de importância relevante para o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas, emocionais dos pequenos... Por esta razão, depende de muita dedicação por parte dos professores.
A consciência fonológica é uma habilidade cognitiva fundamental que pode ser entendida como um conjunto de habilidades que envolvem desde a simples percepção global do tamanho da palavra e de semelhanças fonológicas entre as palavras até a segmentação e manipulação de sílabas e fonemas. Já que esta habilidade metacognitiva garante a capacidade de refletirmos sobre os sons da fala e identificarmos seus correspondentes gráficos, é extremamente necessária no período inicial do desenvolvimento da leitura e da escrita, ou seja, a consciência fonológica pode ser encarada como um facilitador para a aquisição da escrita e precisa ser contemplada em diferentes atividades (jogos, canções, leitura e exploração de textos rimados, comparações, etc.) desde a Educação Infantil.
Trabalhar com ferramentas de consciência fonológica é preparar a criança para o processo de decodificação da língua por meio do estudo e percepção de grafemas, sons, sílabas e palavras, a partir de uma concepção dotada de novas descobertas e reflexões. Neste sentido, o sucesso dos primeiros passos da leitura e da escrita, depende inclusive, de um determinado nível de consciência fonológica adquirido anteriormente pela criança, seja de maneira formal ou informal e que inicia com a oralidade, com as experiências que os pequenos têm com a linguagem desde o nascimento, com o nível de estimulação alcançado.
O fato é: A criança aprende a escrever refletindo, agindo e interagindo com a língua, experimentando escrever, ousando escrever, fazendo uso de seus conhecimentos prévios sobre a escrita, levantando e testando hipóteses sobre as correspondências entre o oral e os escritos.
As crianças adoram manipular ou brincar com os sons, com as palavras... e assim, vão desenvolvendo aos poucos os níveis de consciência fonológica. Cabe ao professor compreender a importância de atividades que envolvam a Consciência Fonológica, envolvendo as crianças em atividades lúdicas que contribuirão para aprendizagens que vão além do brincar. Então, atenção! O desconhecimento por parte dos educadores do que é Consciência Fonológica, de como utilizá-la de maneira satisfatória e de sua relação com a alfabetização, pode comprometer o desenvolvimento e a evolução dessa habilidade na criança.
É muito importante desenvolver essa competência no ambiente escolar, proporcionando e estimulando jogos e atividades com os sons e imagens para que as crianças desenvolvam a linguagem. Através do brincar, a criança, naturalmente, está desenvolvendo a sua linguagem e outras habilidades cognitivas importantes. Desse modo, a linguagem será aprimorada conforme o interesse e vontade da criança em comunicar-se com outras pessoas e também dependerá da estimulação e do treino oportunizado a ela.
Portanto, a consciência fonológica na alfabetização deve ocorrer por meio de estímulos variados. Esse exercício se realiza através do desenvolvimento das habilidades visuais, auditivas, atencionais, de linguagem, motoras, lógicas... A criança deve ser estimulada a perceber as palavras, as frases, as sílabas, os fonemas; ter uma sequência lógica na comunicação (começo, meio, fim); usar o vocabulário de maneira coerente para se fazer entendida...