Blog Post

NeuroEducação FocoEnsina®

Entenda o que são as Estereotipias no Transtorno do Espectro Autista 

Comportamentos repetitivos no TEA

Conhecidas como movimentos, comportamentos e/ou atividades desencadeadas de maneira involuntária e repetitiva, as estereotipias são bastante comuns de serem observadas no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).


Se você convive com alguém no espectro, possivelmente já tenha presenciado alguns comportamentos que caracterizam as estereotipais. Movimentos realizados sem um motivo aparente, tais como o girar e bater de mãos, acenar, balançar cabeça, tronco e membros, abrir e fechar de boca; saltar, correr, pular, olhar objetos fixamente, cruzar pernas e bater pés, entre outros. Esses são alguns exemplos clássicos, mas é preciso deixar bem claro que as estereotipias não se resumem a isso. 


As estereotipias podem envolver um ou todos os sentidos. Geralmente incluem ações que duram segundos, minutos, ou até mesmo, horas. Cada criança com TEA tem o seu próprio repertório de estereotipias, que podem evoluir com o tempo e, nem sempre, são consideradas nocivas.


É importante deixar bem claro que estes movimentos repetitivos são uma forma de autorregulação que servem para as mais diversas situações. Podem ser uma resposta à uma sobrecarga sensorial (como uma sala barulhenta) ou a pensamentos avassaladores (como ansiedade sobre a escola). Mas as estereotipias não estão relacionadas apenas a situações negativas, como os desconfortos sensoriais ou ansiedade. Geralmente, elas estão relacionadas às emoções, independentemente de serem positivas ou negativas. Por exemplo: algumas crianças podem pular ou girar incansavelmente por causa de alguma emoção muito positiva. 


Ainda que existam muitos pontos positivos e que o comportamento seja eficaz no sentido de autorregulação das emoções, você sabia que alguns autistas podem desenvolver também estereotipias negativas? Infelizmente, alguns dos comportamentos motores repetitivos podem resultar em problemas como a auto mutilação, por exemplo. Não há nada de positivo na estereotipia se uma criança bate a cabeça na parede repetidamente quando está nervosa. Então, quando os episódios de estereotipia passam a interferir nos processos de desenvolvimento e aprendizagem, afetando a capacidade de comunicação e socialização, uma intervenção terapêutica pode ser recomendada.


Lembre-se sempre de que as estereotipias servem para um propósito. Não importa qual seja a situação, ela é uma maneira de trazer a pessoa para o presente e regular suas emoções. Quando alguém no TEA sente uma súbita onda de sentimentos, essa energia precisa ir para algum lugar. A estereotipia fornece uma saída para essa energia. Ela permite que a pessoa continue funcionando dentro de qualquer espaço em que esteja.


Achou interessante? Compartilhe com seus amigos!

Por Maria Carolina 17 de outubro de 2024
É incrível pensar que nosso corpo é composto por inúmeros músculos, controlados pelo cérebro, são responsáveis por todos os movimentos que realizamos, não é?
MUNICÍPIO PARCEIRO FOCOENSINA® É TOP 5 NO BRASIL ENTRE CIDADES ACIMA DE 90.000 HABITANTES!
27 de agosto de 2024
Resultados assim são obtidos graças ao investimento municipal em formação de qualidade do seu corpo docente, contando com inovação metodológica e conteúdo estruturado com base neurocientífica aplicada, proporcionada por uma gestão sensível e de visão estratégica e abraçada por professores comprometidos com a causa. A FocoEnsina traz soluções para melhorar o desempenho de alunos de escolas brasileiras.
Por Maria Carolina 5 de março de 2024
A consciência fonológica é uma habilidade metacognitiva fundamental para o processo de alfabetização.
18 de julho de 2023
A alfabetização deve ser encarada como um processo, logo, para essa construção ser bem-feita, é preciso que suas bases sejam bem estruturadas.
Por Maria Carolina 25 de abril de 2023
Estimulação Psicomotora no Transtorno do Espectro Autista
educação infantil
Por Maria Carolina Lolli 21 de fevereiro de 2022
A consciência fonológica é uma habilidade metacognitiva fundamental para os processos de leitura e de escrita que deve ser estimulada desde muito cedo! Na educação infantil, como as crianças estão em pleno desenvolvimento cognitivo, ferramentas de consciência fonológica podem ser utilizadas para garantir o desenvolvimento integral dos pequenos!
Mais artigos...
Share by: