NeuroEducação FocoEnsina®
Treino das funções executivas: Jogo das 4 cores
Neuróbia: uma atividade para deixar o cérebro mais ativo

Você já ouviu falar sobre o jogo das cores?
Trata-se de um Problema matemático que tem por objetivo colorir um desenho com 4 cores diferentes sem que cores iguais sejam vizinhas.
A história nos conta que o enigma das 4 cores surgir no ano de 1852 quando Francis Guthrie tentava colorir o mapa da Inglaterra usando apenas 4 cores sem que países vizinhos fossem pintados com cores iguais.
Francis tinha um irmão mais novo que estudava matemática e ao ser apresentado ao problema ficou bastante intrigado e levou a situação ao seu professor Augustus de Morgan (conhecido por seus estudos em lógica matemática). A situação problema foi reproduzida em diferentes mapas reais e em desenhos criados por eles.
Parece fácil, mas a situação é mais complexa do que podemos imaginar... Muitos estudos foram realizados e só depois de mais de 100 anos, em 1976, matemáticos propuseram o teorema das 4 cores explicando o problema de Francis Guthrie.
Nós aqui da FOCO, gostamos muito de jogos, mas também gostamos de matemática! Vamos propor alguns jogos usando o Teorema das Cores para serem usados nas intervenções psicopedagógicas. Acompanhe os exemplos:
1) Um jogador pode pintar com 4 cores (vermelho, amarelo, azul e verde) um mapa colorindo cada estado com uma cor diferente de modo que estados vizinhos não estejam pintados da mesma cor.
2) 2 jogadores recebem 4 lápis de cor (vermelho, amarelo, azul e verde) e um mapa que deve ser colorido. Cada jogador pinta sucessivamente uma região do mapa, observando a regra de que fronteiras não devem ser coloridas com a mesma cor. Perde primeiro quem não conseguir pintar adequadamente.
Você deve estar se perguntando o que trabalha o jogo das 4 cores, não é mesmo? Este desafio de raciocínio lógico trabalha o lobo pré-frontal do nosso cérebro exercitando funções executivas importantes como o planejamento, a sequenciação, a lógica, a atenção, a memória de trabalho, rastreamento visual e claro, a coordenação motora fina.
Quer aplicar, esse jogo? Na área de Downloads do nosso site, para facilitar, disponibilizamos alguns mapas e imagens para o jogo! Bom trabalho... Depois de aplicar, mostra pra gente como foi, tá?
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COMO IDENTIFICAR DIFICULDADES E TRANSFORMAR O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO COM O PROTOCOLO ANNCoF Imagine a cena: uma professora observa um aluno do 1º ano tentando decifrar uma palavra, mas ele hesita, separa sílabas de forma confusa, ou simplesmente “chuta” o que está lendo. Ela percebe que algo precisa ser feito, mas como saber exatamente onde está a dificuldade desta criança? Essa é a realidade de muitos profissionais da educação e da saúde que lidam com alunos a partir dos 6 anos. A alfabetização é um processo complexo, e a consciência fonológica — a habilidade de perceber, manipular e compreender os sons da língua — é a base sobre a qual toda a leitura e escrita se constroem. Sem ela, o aluno corre o risco de desenvolver lacunas significativas, que podem se tornar frustrações permanentes. É justamente para transformar essa realidade que nasceu o ANNCof — Avaliação NeuroPsicopedagógica dos Níveis de Consciência Fonológica , um protocolo exclusivo da FocoEnsina , baseado em neurociência cognitiva e alinhado às diretrizes da BNCC , garantindo que cada criança receba a atenção e a intervenção de que precisa. Por que a Consciência Fonológica é Essencial? A BNCC enfatiza que, desde os primeiros anos da educação básica, as crianças devem ser estimuladas para perceber e manipular os sons da língua oral. Essa habilidade é fundamental para a alfabetização , pois permite que o aluno faça a ponte entre fala e escrita, compreenda padrões sonoros e decifre palavras com mais rapidez e autonomia. Profissionais que ignoram ou avaliam superficialmente os níveis de desenvolvimento da consciência fonológica podem acabar ignorando sinais precoces de dificuldades, tornando a intervenção menos eficaz e mais custosa ao longo do tempo.

Resultados assim são obtidos graças ao investimento municipal em formação de qualidade do seu corpo docente, contando com inovação metodológica e conteúdo estruturado com base neurocientífica aplicada, proporcionada por uma gestão sensível e de visão estratégica e abraçada por professores comprometidos com a causa. A FocoEnsina traz soluções para melhorar o desempenho de alunos de escolas brasileiras.