NeuroEducação FocoEnsina®

Criança na cozinha? Simmmmmmm! 

Na cozinha não só se come, mas se educa, se aprende.

 Convidar as crianças para participarem de uma receita, além de muito divertido, tem inúmeros benefícios, inclusive pode estimular o desenvolvimento cognitivo.
 O ato de seguir uma receita para o preparo real de um alimento trabalha a concentração, o desenvolvimento do paladar, do autocuidado além de contribuir para a aprendizagem sistematizada também (aquela que envolve os conteúdos escolares). Veja:
Matemática: medir o ingrediente, contar a quantidade de ovos, por exemplo, observar o tempo para ficar pronto!
Leitura: ao ler a receita, a criança pode ficar exposta à novas palavras, contribuindo assim, para o aumento do seu vocabulário.
História e geografia: cozinhar é uma cultura Mundial. Assim, é possível aprender sobre a cultura do povo que inventou a receita, a sua localização geográfica, seus costumes, etc.
Ciências: é possível observar os estados físicos dos ingredientes, os diferentes tipos de misturas, reações químicas e/ou físicas (Ferveu, cresceu, queimou, secou, etc... )

 E não é só isso, não!

 Experimentar texturas cheiros sabores desenvolve as habilidades sensoriais. Cortar, mexer, polvilhar, salpicar, colocar os ingredientes na receita, pode também trabalhar a coordenação motora fina e a coordenação óculo motora. Uma boa conversa durante o preparo estimula ainda a linguagem oral, além do planejamento, raciocínio lógico e sequenciação.
 Levar a criança para a cozinha desenvolve não só Habilidades Cognitivas, mas também, o mais importante de tudo, na minha opinião, é que fortalece os vínculos afetivos entre pais e filhos! Ensina esperar a vez, melhora o comportamento, aumenta das possibilidades de diálogo e ainda, as chances de conhecer mais as preferências, as ideias, etc. dos pequenos.

Gostou da Dica?
Que tal convidar seu filho ou filha para preparar seu prato favorito hoje mesmo?

Achou interessante? Compartilhe com seus amigos!

Por Maria Carolina 2 de setembro de 2025
COMO IDENTIFICAR DIFICULDADES E TRANSFORMAR O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO COM O PROTOCOLO ANNCoF Imagine a cena: uma professora observa um aluno do 1º ano tentando decifrar uma palavra, mas ele hesita, separa sílabas de forma confusa, ou simplesmente “chuta” o que está lendo. Ela percebe que algo precisa ser feito, mas como saber exatamente onde está a dificuldade desta criança? Essa é a realidade de muitos profissionais da educação e da saúde que lidam com alunos a partir dos 6 anos. A alfabetização é um processo complexo, e a consciência fonológica — a habilidade de perceber, manipular e compreender os sons da língua — é a base sobre a qual toda a leitura e escrita se constroem. Sem ela, o aluno corre o risco de desenvolver lacunas significativas, que podem se tornar frustrações permanentes. É justamente para transformar essa realidade que nasceu o ANNCof — Avaliação NeuroPsicopedagógica dos Níveis de Consciência Fonológica , um protocolo exclusivo da FocoEnsina , baseado em neurociência cognitiva e alinhado às diretrizes da BNCC , garantindo que cada criança receba a atenção e a intervenção de que precisa. Por que a Consciência Fonológica é Essencial? A BNCC enfatiza que, desde os primeiros anos da educação básica, as crianças devem ser estimuladas para perceber e manipular os sons da língua oral. Essa habilidade é fundamental para a alfabetização , pois permite que o aluno faça a ponte entre fala e escrita, compreenda padrões sonoros e decifre palavras com mais rapidez e autonomia. Profissionais que ignoram ou avaliam superficialmente os níveis de desenvolvimento da consciência fonológica podem acabar ignorando sinais precoces de dificuldades, tornando a intervenção menos eficaz e mais custosa ao longo do tempo.
Por Dra. Maria Carolina Lolli 3 de abril de 2025
Cada pessoa é diferente! Quando antes intervir sobre os sintomas, melhor!
Por Maria Carolina 17 de outubro de 2024
É incrível pensar que nosso corpo é composto por inúmeros músculos, controlados pelo cérebro, são responsáveis por todos os movimentos que realizamos, não é?
MUNICÍPIO PARCEIRO FOCOENSINA® É TOP 5 NO BRASIL ENTRE CIDADES ACIMA DE 90.000 HABITANTES!
27 de agosto de 2024
Resultados assim são obtidos graças ao investimento municipal em formação de qualidade do seu corpo docente, contando com inovação metodológica e conteúdo estruturado com base neurocientífica aplicada, proporcionada por uma gestão sensível e de visão estratégica e abraçada por professores comprometidos com a causa. A FocoEnsina traz soluções para melhorar o desempenho de alunos de escolas brasileiras.
Por Maria Carolina 23 de abril de 2024
Estereotipias são comportamentos repetitivos que acontecem no transtorno do espectro autista. Neste Post, explicamos um pouco melhor sobre esse assunto.
Por Maria Carolina 5 de março de 2024
A consciência fonológica é uma habilidade metacognitiva fundamental para o processo de alfabetização.
Mais artigos...