Convidar as crianças para participarem de uma receita, além de muito divertido, tem inúmeros benefícios, inclusive pode estimular o desenvolvimento cognitivo.
O ato de seguir uma receita para o preparo real de um alimento trabalha a concentração, o desenvolvimento do paladar, do autocuidado além de contribuir para a aprendizagem sistematizada também (aquela que envolve os conteúdos escolares). Veja:
Matemática:
medir o ingrediente, contar a quantidade de ovos, por exemplo, observar o tempo para ficar pronto!
Leitura:
ao ler a receita, a criança pode ficar exposta à novas palavras, contribuindo assim, para o aumento do seu vocabulário.
História e geografia:
cozinhar é uma cultura Mundial. Assim, é possível aprender sobre a cultura do povo que inventou a receita, a sua localização geográfica, seus costumes, etc.
Ciências:
é possível observar os estados físicos dos ingredientes, os diferentes tipos de misturas, reações químicas e/ou físicas (Ferveu, cresceu, queimou, secou, etc... )
E não é só isso, não!
Experimentar texturas cheiros sabores desenvolve as habilidades sensoriais. Cortar, mexer, polvilhar, salpicar, colocar os ingredientes na receita, pode também trabalhar a coordenação motora fina e a coordenação óculo motora. Uma boa conversa durante o preparo estimula ainda a linguagem oral, além do planejamento, raciocínio lógico e sequenciação.
Levar a criança para a cozinha desenvolve não só Habilidades Cognitivas, mas também, o mais importante de tudo, na minha opinião, é que fortalece os vínculos afetivos entre pais e filhos! Ensina esperar a vez, melhora o comportamento, aumenta das possibilidades de diálogo e ainda, as chances de conhecer mais as preferências, as ideias, etc. dos pequenos.
Gostou da Dica?
Que tal convidar seu filho ou filha para preparar seu prato favorito hoje mesmo?