NeuroEducação FocoEnsina®

Pré-requisitos para leitura e escrita: habilidades essenciais avaliadas pelo PRELEC 

O PRELEC (Protocolo de Avaliação dos Pré-Requisitos para Leitura, Escrita e Compreensão) vai além da avaliação de desempenho escolar: ele mede as habilidades cognitivas fundamentais que formam a base da alfabetização.

Antes de aprender a ler e escrever, é essencial que a criança desenvolva pré-requisitos bem estruturados, garantindo que a aprendizagem seja eficiente e duradoura.


Principais pré-requisitos para alfabetização


1. Atenção sustentada e seletiva

A criança precisa manter o foco em atividades de leitura e escrita, filtrando distrações e codificando novas informações de forma eficaz.


2. Memória de trabalho

Permite manipular e reter informações enquanto lê, escreve ou realiza cálculos, sendo crucial para compreensão e planejamento de tarefas.


3. Consciência fonológica

Habilidade de identificar, segmentar e manipular sons da fala, fundamental para decodificar palavras e escrever corretamente.


4. Orientação espacial e temporal

  • Essas habilidades são essenciais para:
  • Compreender a sequência de letras e palavras;
  • Organizar ideias no papel;
  • Interpretar conceitos de tempo em textos e tarefas.


5. Funções executivas

  • Incluem planejamento, flexibilidade cognitiva e autorregulação, permitindo:
  • Organizar pensamentos;
  • Resolver problemas;
  • Adaptar-se a novas tarefas ou regras.


6. Coordenação motora fina

A criança precisa desenvolver controle motor preciso para escrever letras e números, recortar, desenhar e usar materiais escolares.


7. Linguagem oral estruturada

Uso adequado de vocabulário e construção de frases que facilitam a compreensão textual e expressão escrita.


 

Como o PRELEC avalia esses pré-requisitos

O protocolo combina tarefas práticas, observação detalhada e análise quantitativa, permitindo aos profissionais:

  • Diagnosticar dificuldades precoces;
  • Planejar intervenções pedagógicas personalizadas;
  • Acompanhar o desenvolvimento ao longo do tempo, desde a alfabetização até a vida adulta.

Cada tarefa é desenhada para ser clara, motivadora e cientificamente precisa, garantindo resultados confiáveis e aplicabilidade imediata no contexto escolar ou terapêutico.


Relação com a BNCC e a neurociência

O PRELEC está alinhado à BNCC, contemplando competências de:

  • Reconhecimento do sistema alfabético;
  • Consciência fonológica e fonêmica;
  • Compreensão e produção textual;
  • Raciocínio lógico, sequenciação e classificação;
  • Funções executivas, como autonomia e pensamento crítico.

Além disso, fundamenta-se em neurociência cognitiva, observando como:

  • Dos 5 aos 7 anos: atenção e consciência fonológica se consolidam;
  • Dos 7 aos 12 anos: memória de trabalho e funções executivas se expandem;
  • Adolescência e vida adulta: autorregulação e pensamento abstrato se refinam.


 

Se você quer garantir uma alfabetização sólida e preparar crianças para o sucesso escolar, o PRELEC é a ferramenta ideal para avaliar e fortalecer todos os pré-requisitos essenciais.


Conheça o PRELEC!

Achou interessante? Compartilhe com seus amigos!

O que o PRELEC avalia?
Por Dra. Maria Carolina Lolli 10 de outubro de 2025
Se você deseja diagnosticar e potencializar o desenvolvimento cognitivo de crianças, adolescentes ou adultos, o PRELEC oferece uma avaliação moderna, detalhada e científica.
PRELEC: ferramenta científica para avaliar habilidades cognitivas e de aprendizagem
Por Dra. Maria Carolina Lolli 8 de outubro de 2025
Conheça o PRELEC, ferramenta científica da FocoEnsina para avaliar pré-requisitos de leitura, escrita e compreensão, voltada para avaliação de crianças e adultos.
consciência fonológica, alfabetização, neurociência cognitiva, leitura e escrita, dificuldades
Por Dra. Maria Carolina Lolli 5 de outubro de 2025
Descubra como a consciência fonológica transforma o cérebro leitor e potencializa a alfabetização com base na neurociência cognitiva.
Por Dra. Maria Carolina Lolli 22 de setembro de 2025
Até quando os erros ortográficos são normais durante o processo de alfabetização e quando precisam de intervenção?
Por Dra. Maria Carolina Lolli 2 de setembro de 2025
Protocolo de Avaliação Neuropsicopedagógica dos níveis de Consciência Fonológica
Por Dra. Maria Carolina Lolli 3 de abril de 2025
Como Diagnosticar Precocemente o Transtorno do Espectro Autista:
Mais artigos...