Todos os direitos reservados | FocoEnsina
Massinha...
Você já brincou de massinha de modelar? Aposto que sim! Afinal, muito querida por todas as crianças, de todas as idades, a massinha de modelar oferece inúmeros benefícios para o desenvolvimento cognitivo, já que possibilita trabalhar habilidades motoras finas que auxiliarão no desenvolvimento da escrita e de outras inúmeras do cotidiano.
Brincando de massinha, é possível com o uso das mãos, dedos e com variados acessórios, diferenciar as cores, amassar, amolecer, separar e voltar a unir peças e experimentar tamanhos, cores e proporções e brincar com liberdade e confiança.
Mas o que acontece quando uma criança brinca com massinha? Na manipulação deste brinquedo, apertando, puxando, enrolando, recortando, etc. a criança utiliza e estimula os músculos pequenos das mãos auxiliando de forma potencial no desenvolvimento da coordenação motora fina. Estas brincadeiras também potencializam a inteligência, por envolver a imaginação e a criatividade. Aumentam sua capacidade de concentração e raciocínio lógico porque possibilita a proposição de metas a curto e em longo prazo. Facilita o processo de leitura-escrita, relaxa e tranquiliza principalmente nos momentos de agitação e nervosismo. É uma atividade ideal para crianças impulsivas, inquietas, inclusive para as crianças com déficit de atenção, com ou sem hiperatividade. É uma atividade que não apenas entretém os pequenos, mas também permite estabelecer momentos agradáveis.
Com os pequenos de até 3 anos, comece a brincadeira entregando massinhas com as cores primárias (amarelo, vermelho e azul).
Peça para que a criança misture as massinhas e que veja a “mágica” acontecer formando as cores secundárias. Explore as cores formadas.
Policromia: Com as crianças maiores, podemos trabalhar os conceitos de monocromia e policromia; cores quentes e cores frias. |
Monocromia: Ao separar pedacinhos de massinha, a criança treina o movimento de pinça e ao enrolar os pedaços como um brigadeiro ou sobre uma superfície plana usando a palma das mãos e ainda fazendo rolinhos, estará exercitando suas habilidades motoras. Usando pontos e linhas é possível criar vários senários diferentes, além de construir as letras do alfabeto, os números, formas geométricas. |
Podemos propor inúmeras atividades como a construção de formas geométricas, a correspondência termo a termo, a soma, a subtração e demais operações matemáticas caso a criança já tenha construído o conceito de número.
Com o uso da massinha também é possível experimentar criações, bidimensionais, tridimensionais, percebendo volumes, formas, profundidade: que são conceitos e conteúdos presentes tanto na Arte quanto na Matemática.
Outra ideia bacana é fazer a própria massinha de modelar com as crianças. Para isso, você vai precisar de 4 xícaras de farinha de trigo; 1 xícara de sal; 1 colher de sopa de óleo; 1 xícara e meia de água; Anilina comestível ou pó para suco principalmente aqueles bem baratinhos com cores fortes e vibrantes como os sabores de uva, morango, etc. Também é possível utilizar tinta guache para colorir a massinha. Misture primeiramente os ingredientes secos e mexa. Em seguida, acrescente os outros ingredientes e a água aos poucos. Amasse bem (peça ajuda da garotada nesta etapa) até obter uma massa homogênea (se necessário, adicione um pouco mais de água. Quando a massa estiver desgrudando das mãos e do fundo da vasilha é sinal de que está pronta para a brincadeira e é hora de aproveitar! Conte pra gente como foi a experiência!