O assunto de hoje, a coordenação motora, pode ser definida como a capacidade que desenvolvemos para usar e controlar os nossos músculos para realizar determinada tarefa física ou movimento
, como gatinhar, dançar, escrever, pintar, recortar etc. Dentro desta categoria distingue-se a coordenação motora fina e grossa, mas o que significa isso?
Nossa coordenação motora é estimulada e desenvolvida desde muito cedo, ainda na primeira infância e sem termos consciência disso. Começa nos bebês quando tentamos pegar um objeto, quando gatinhamos, quando começamos a caminhar, etc. Na fase da educação infantil, a coordenação motora dos pequenos é colocada à prova
por meio dos exercícios como pintar um desenho, contornar linhas, fazer ginástica, etc.
Para distinguir as diferentes atividades físicas que partem da coordenação motora, temos dois grupos: a coordenação motora fina e a coordenação motora grossa.
A coordenação motora fina,
assunto deste tópico, está relacionada com as atividades que necessitam do movimento dos pequenos músculos do nosso corpo. Ela é o resultado do desenvolvimento dos músculos pequenos das mãos, da palma aos dedos, bem como dos músculos que rodeiam a boca e os olhos. As habilidades motoras finas determinam o modo como nós desempenhamos movimentos específicos e controlados: desenhar, digitar no computador, abotoar e desabotoar, encaixar, recortar, escrever, usar uma chave para abrir a porta, fazer uma xícara de chá ou falar. são exemplos de ações que apenas são possíveis por causa do desenvolvimento da coordenação motora fina. Esses movimentos são delicados e específicos, tais como, etc.
O mesmo acontece com a montagem de um quebra-cabeça ou quando alguém brinca com tijolinhos ou bloquinhos de construção – ações que também envolvem nossa capacidade motora visual. Então, qualquer atividade que fazemos coordenando olhos e mãos, está relacionada à capacidade motora finca, como o simples fato de usar um lápis ou um garfo, por exemplo.
Mesmo que tais atividades sejam consideradas banais para a maioria dos adultos, há uma série de habilidades importantes que a criança precisa desenvolver para tenha a habilidade da coordenação motora fina satisfatoriamente. Para garantir o desenvolvimento de tais habilidades, é importante oferecer à criança um ambiente que estimule a curiosidade e a prática constante, com atividades adequadas e envolventes. Assim, é fundamental oferecer objetos com pesos, cores, formas, texturas, tamanhos diferentes.
O que podemos fazer então para melhor a coordenação motora das crianças?
Para este trabalho ser eficiente, não devemos começar a trabalhar a coordenação motora com as mãos, você sabia? Isso é uma verdade importante que deve ser considerada porque antes do movimento elaborado e delicado precisamos treinar a consciência corporal da criança. Então, para trabalhar coordenação motora fina, devemos começar desenvolvendo habilidades que estimulem o corporal para que o pequeno conheça e entenda o seu próprio corpo.
Devemos instigar atividades capazes de trabalhar os olhos da criança para estimularmos o controle visual. Mas você o motivo disso? São os olhos que guiarão a mão para que a escrita seja possível. Isso explica a importância de pequenas brincadeiras que estimulam as mãos e os olhos.
Além disso, devemos trabalhar o tônus muscular das mãos. Atividades assim são necessárias para facilitar o desenho e consequentemente, a escrita. Vale lembrar que na escrita há dois mecanismos muito importantes: a pressão e a preensão (falaremos sobre isto em um próximo artigo). Esses dois aspectos são muito válidos para que a criança tenha a firmeza nas mãos na hora de escrever.
Preciso destacar que a coordenação motora fina vai muito além do caderno de caligrafia. Não se esqueça que o MOVIMENTO é de extrema necessidade as crianças. Elas precisam correr, pular, andar com ou sem obstáculos.