Blog Post

NeuroEducação FocoEnsina®

Desenvolvendo a coordenação Motora Fina 

Atividades para despertar esta habilidade...

O assunto de hoje, a coordenação motora, pode ser definida como a capacidade que desenvolvemos para usar e controlar os nossos músculos para realizar determinada tarefa física ou movimento , como gatinhar, dançar, escrever, pintar, recortar etc. Dentro desta categoria distingue-se a coordenação motora fina e grossa, mas o que significa isso?
Nossa coordenação motora é estimulada e desenvolvida desde muito cedo, ainda na primeira infância e sem termos consciência disso. Começa nos bebês quando tentamos pegar um objeto, quando gatinhamos, quando começamos a caminhar, etc. Na fase da educação infantil, a coordenação motora dos pequenos é colocada à prova por meio dos exercícios como pintar um desenho, contornar linhas, fazer ginástica, etc.
Para distinguir as diferentes atividades físicas que partem da coordenação motora, temos dois grupos: a coordenação motora fina e a coordenação motora grossa.
A coordenação motora fina, assunto deste tópico, está relacionada com as atividades que necessitam do movimento dos pequenos músculos do nosso corpo. Ela é o resultado do desenvolvimento dos músculos pequenos das mãos, da palma aos dedos, bem como dos músculos que rodeiam a boca e os olhos. As habilidades motoras finas determinam o modo como nós desempenhamos movimentos específicos e controlados: desenhar, digitar no computador, abotoar e desabotoar, encaixar, recortar, escrever, usar uma chave para abrir a porta, fazer uma xícara de chá ou falar. são exemplos de ações que apenas são possíveis por causa do desenvolvimento da coordenação motora fina. Esses movimentos são delicados e específicos, tais como, etc.
O mesmo acontece com a montagem de um quebra-cabeça ou quando alguém brinca com tijolinhos ou bloquinhos de construção – ações que também envolvem nossa capacidade motora visual. Então, qualquer atividade que fazemos coordenando olhos e mãos, está relacionada à capacidade motora finca, como o simples fato de usar um lápis ou um garfo, por exemplo.
Mesmo que tais atividades sejam consideradas banais para a maioria dos adultos, há uma série de habilidades importantes que a criança precisa desenvolver para tenha a habilidade da coordenação motora fina satisfatoriamente. Para garantir o desenvolvimento de tais habilidades, é importante oferecer à criança um ambiente que estimule a curiosidade e a prática constante, com atividades adequadas e envolventes. Assim, é fundamental oferecer objetos com pesos, cores, formas, texturas, tamanhos diferentes.

O que podemos fazer então para melhor a coordenação motora das crianças?

Para este trabalho ser eficiente, não devemos começar a trabalhar a coordenação motora com as mãos, você sabia? Isso é uma verdade importante que deve ser considerada porque antes do movimento elaborado e delicado precisamos treinar a consciência corporal da criança. Então, para trabalhar coordenação motora fina, devemos começar desenvolvendo habilidades que estimulem o corporal para que o pequeno conheça e entenda o seu próprio corpo.
Devemos instigar atividades capazes de trabalhar os olhos da criança para estimularmos o controle visual. Mas você o motivo disso? São os olhos que guiarão a mão para que a escrita seja possível. Isso explica a importância de pequenas brincadeiras que estimulam as mãos e os olhos.
Além disso, devemos trabalhar o tônus muscular das mãos. Atividades assim são necessárias para facilitar o desenho e consequentemente, a escrita. Vale lembrar que na escrita há dois mecanismos muito importantes: a pressão e a preensão (falaremos sobre isto em um próximo artigo). Esses dois aspectos são muito válidos para que a criança tenha a firmeza nas mãos na hora de escrever.
Preciso destacar que a coordenação motora fina vai muito além do caderno de caligrafia. Não se esqueça que o MOVIMENTO é de extrema necessidade as crianças. Elas precisam correr, pular, andar com ou sem obstáculos.


Achou interessante? Compartilhe com seus amigos!

Por Maria Carolina 17 de outubro de 2024
É incrível pensar que nosso corpo é composto por inúmeros músculos, controlados pelo cérebro, são responsáveis por todos os movimentos que realizamos, não é?
MUNICÍPIO PARCEIRO FOCOENSINA® É TOP 5 NO BRASIL ENTRE CIDADES ACIMA DE 90.000 HABITANTES!
27 de agosto de 2024
Resultados assim são obtidos graças ao investimento municipal em formação de qualidade do seu corpo docente, contando com inovação metodológica e conteúdo estruturado com base neurocientífica aplicada, proporcionada por uma gestão sensível e de visão estratégica e abraçada por professores comprometidos com a causa. A FocoEnsina traz soluções para melhorar o desempenho de alunos de escolas brasileiras.
Por Maria Carolina 23 de abril de 2024
Estereotipias são comportamentos repetitivos que acontecem no transtorno do espectro autista. Neste Post, explicamos um pouco melhor sobre esse assunto.
Por Maria Carolina 5 de março de 2024
A consciência fonológica é uma habilidade metacognitiva fundamental para o processo de alfabetização.
18 de julho de 2023
A alfabetização deve ser encarada como um processo, logo, para essa construção ser bem-feita, é preciso que suas bases sejam bem estruturadas.
Por Maria Carolina 25 de abril de 2023
Estimulação Psicomotora no Transtorno do Espectro Autista
Mais artigos...
Share by: