As fantasias imaginativas aliviam as tensões e o peso do cotidiano. O jogo simbólico, em outras palavras, o "faz de conta", permite não só a entrada em um mundo imaginário, mas também a expressão de regras implícitas que garantem a assimilação dos acontecimentos de uma maneira particular, sem compromisso com a realidade.
O brincar preenche necessidades que mudam de acordo com a idade. Além disso, brincando a criança tenta satisfazer desejos que não podem ser realizados de imediato.
A boneca é um brinquedo bem antigo. No entanto, nem todos conhecem a importância de brincar de boneca para o desenvolvimento infantil. Primeiramente, precisamos dizer que a criança enquanto brinca, recria situações pelas quais passa ou que está tentando resolver.
A boneca é a representação simbólica do ser humano e permite assumir muitos papéis: o de mãe, o de irmã, de avó, de tia, de professora... "Se a criança recria o que vive, ela recria também o afeto que recebe e assume o papel dos cuidadores" (PIAGET, 1997). Então, brincando de boneca, a criança exercita o afeto e todo esse processo a ajuda as estreitar as relações de cuidado e respeito. Esse aprendizado é garantido inclusive, para experiências futuras.
É importante ainda dizer que "brincar de boneca" não tem só relação com o fato de ser menina ou menino. Todos os brinquedos são importantes para o desenvolvimento da criança. Mas lembre-se que é impirtante acompanhar a criança no processo da brincadeira! Este acompanhamento pode ser válido para saber se ela está passando por algum problema. Para isto ser possível, não podemos interferir na brincadeira, devemos deixar que eles conduzam a história.
E em vez de comprar, que tal criar bonecas com os pequenos? Repito aqui: a boneca não precisa ser apenas para meninas. Existem muitos meninos que quando são pequenos também se identificam ou criam um laço maior com a boneca do que com um carrinho, por exemplo. Quando isto acontecer, não interfira e deixe este laço simplesmente acontecer... A boneca pode significar um porto seguro e trazer confiança para a criança. E para fazer uma boneca, não é preciso muito mais do que imaginação. E o ato de inventar, de criar é mágico para a criança! Ainda mais quando os pais participam e mostram como isso acontece. Por trás desta criação, ainda está o fato de não entregar tudo pronto. Assim se mostramos que os pequenos têm potencial, que podem inventar conforme o que eles acham melhor ou querem, despertaremos uma sensação enorme de bem-estar e ainda ótimas memórias afetivas.
Dar a possibilidade de fazer a própria boneca é permitir à criança avançar, trilhar os seus caminhos. Se isso for feito em conjunto com pais ou amigos, melhor ainda.