Blog Post

NeuroEducação FocoEnsina®

Brincadeira de menino ou menina? 

Brinquedos são brinquedos e as crianças não podem ser privadas do ato de brincar.

 Quando falamos em equidade de oportunidades entre os homens e as mulheres, devemos considerar que esta construção deve ser incentivada diariamente independente da idade. O fato é que começamos a construir esta diferença desde muito cedo, quando censuramos as brincadeiras dos pequenos rotulando-as como “brinquedo de menina” ou “brinquedo de menino”. Vamos falar um pouco sobre isso?

 Assim como os meninos, meninas também gostam de correr, de pular, de sujar. Brincadeiras assim são muito importantes para o desenvolvimento e é normal que meninas também gostem destas brincadeiras fundamentais para a coordenação motora, para aprimorar as noções espaciais, etc. Não é de admirar que os garotos também se interessem em imitar os Chefs de cozinha, cozinhando e ajeitando os utensílios.

 Outro ponto que devemos considerar é o fato de não existir um brinquedo ou uma brincadeira específica para garotas ou garotos. Brinquedos são brinquedos e as crianças não podem ser privadas do ato de brincar. Então, um menino pode querer cuidar de uma boneca ou de um urso na tentativa de imitar o cuidado que recebe de seu pai, por exemplo. Ou pode ainda exercitar o “cuidado” brincando de médico, de veterinário, de super herói. Construindo uma garagem para proteger o seu carrinho, salvando e não matando .

Achou interessante? Compartilhe com seus amigos!

Por Maria Carolina 17 de outubro de 2024
É incrível pensar que nosso corpo é composto por inúmeros músculos, controlados pelo cérebro, são responsáveis por todos os movimentos que realizamos, não é?
MUNICÍPIO PARCEIRO FOCOENSINA® É TOP 5 NO BRASIL ENTRE CIDADES ACIMA DE 90.000 HABITANTES!
27 de agosto de 2024
Resultados assim são obtidos graças ao investimento municipal em formação de qualidade do seu corpo docente, contando com inovação metodológica e conteúdo estruturado com base neurocientífica aplicada, proporcionada por uma gestão sensível e de visão estratégica e abraçada por professores comprometidos com a causa. A FocoEnsina traz soluções para melhorar o desempenho de alunos de escolas brasileiras.
Por Maria Carolina 23 de abril de 2024
Estereotipias são comportamentos repetitivos que acontecem no transtorno do espectro autista. Neste Post, explicamos um pouco melhor sobre esse assunto.
Por Maria Carolina 5 de março de 2024
A consciência fonológica é uma habilidade metacognitiva fundamental para o processo de alfabetização.
18 de julho de 2023
A alfabetização deve ser encarada como um processo, logo, para essa construção ser bem-feita, é preciso que suas bases sejam bem estruturadas.
Por Maria Carolina 25 de abril de 2023
Estimulação Psicomotora no Transtorno do Espectro Autista
Mais artigos...
Share by: